terça-feira, 16 de julho de 2013

Nossa Senhora do Carmo


Hoje, dia 16 de Julho é dia de Nossa Senhora do Carmo.
Vamos conhecer sua linda história ?

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Nossa Senhora. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.
A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.

HISTÓRIA
Em 1251, vários inimigos da ordem das Carmelitas tentaram impedir que ela fosse reconhecida oficialmente. A perseguição contra os carmelitas chegou a ficar dramática e a ordem corria risco de ser vetada pela Igreja. Por isso, Simão Stock, devotíssimo de Nossa Senhora, num momento de grande angústia, pediu à Mãe do céu um sinal visível de sua proteção. Foi então que Maria apareceu a ele, deu-lhe o escapulário do Carmo e fez promessas que acompanhariam todos aqueles que o usassem com devoção.
Quando Nossa senhora apareceu a São Simão Stock, ela lhe disse as seguintes Palavras, reveladas pelo próprio Simão a seu confessor: “Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”.


Para compreender melhor, analisemos cada uma das promessas.
1. Os escapulários são um “sinal distintivo”, ou seja um sinal que distingue os devotos de Nossa Senhora. Claro, nem todo devoto de Nossa Senhora usam escapulários. Porém, todo aquele que usa é devoto de Nossa Senhora.
2. Os escapulários são “marca do privilégio que Nossa Senhora obteve para São Simão Stock e para todos os filhos do Carmelo”. Portanto, usar escapulários é um privilégio conseguido por Nossa Senhora diante de Deus para aqueles que, de alguma forma, querem viver a espiritualidade do Carmelo: a adoração ao Deus Único e a consagração a Nossa Senhora.
3. Os escapulários são um “sinal de salvação”, isto é, quem o usa deve procurar viver conforme os ensinamentos de Jesus para que o escapulário seja sinal de salvação. Se uma pessoa usá-lo, mas viver no pecado, o escapulário sozinho não o salvará. Quem salva é Jesus Cristo e nossa adesão a Ele. Os escapulários são sinais dessa adesão.
4. Os escapulários são “uma salvaguarda nos perigos”. Quer dizer: quem o usa dignamente, com devoção, contará com a proteção de Nossa Senhora nos momentos de perigo. Entenda-se aqui os perigos físicos (perigos de acidentes, de morte, etc) e perigos espirituais (tentações, desvios da fé, etc). 
5. Os escapulários são sinais de “aliança de paz”.  Os escapulários são símbolos de nossa união com Deus e com Nossa Senhora. Trata-se daquela paz que vem de Deus, a paz que só Jesus pode nos dar. Aquela paz que, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, não abandona nosso coração
6. Os escapulários são sinais de “uma proteção sempiterna´. Sempiterna é uma palavra do português arcaico que significa “perpétua, eterna”. Por isso, os escapulários são sinais de proteção perpétua por parte de Nossa Senhora.
7. Por fim, “Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”. Morrer revestido com o escapulário significa não só estar com ele fisicamente na hora da morte, mas também, morrer na graça de Deus. Esta é uma graça que Nossa Senhora promete a todos aqueles que usarem escapulários devotamente: morrerão na graça de Deus. Por isso, serão preservados do fogo eterno.
Há também outra promessa de Nossa Senhora ligada aos escapulários conhecida como “privilégio sabatino”. Em 3 de março de 1322 ela apareceu ao Papa João XXII, comunicando àqueles que usarem seu escapulário: “Eu, sua Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os lavarei daquelas penas e os levarei ao monte santo da vida eterna”. Embora freqüentemente se interprete este privilégio ao pé da letra, “tudo que a Igreja diz sobre ele, é que aqueles que cumprem as condições do Privilégio Sabatino, ou seja, vivem procurando estar sempre na graça de Deus, serão, por intercessão de Nossa Senhora, libertos do purgatório pouco tempo depois da morte, e especialmente no sábado”.





Por tudo isso, concluímos que usar os escapulários é, acima de tudo, uma graça concedida por Deus através de Nossa Senhora para a salvação. Porém, para alcançarmos todas as promessas ligadas a ele, é preciso usá-lo dignamente e não apenas como um objeto sagrado ou amuleto. Os escapulários são sinais de vida cristã, sinais de compromisso com Deus e com Nossa Senhora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário